Dread says:

"Perdido seja para nós aquele dia em que não se dançou nem uma vez! E falsa seja para nós toda a verdade que não tenha sido acompanhada por uma gargalhada!"
[Nietzsche]

domingo, 18 de abril de 2010

It's evolution, baby!




Mais uma vez me peguei pensando a cerca do nosso mundo e como chegamos onde hoje estamos. E, mais uma vez, cheguei a fatídica conclusão que o deus, por muitos testemunhado, muito provavelmente, não passa de mero pensamento. Muitos podem achar que eu reamente gosto de pensar que seres divinos não existam, mas isso é falácia, como eu gostaria que tudo estivesse sobre um controle supremo e que nós não necessitássemos nos preocupar, mas, infelizmente, eu não vejo o mundo como ele deveria ser, e sim como ele é.

Hoje comecei meu pensamento pelo simples vislumbrar de uma graciosa vespa, e comecei a pensar como uma pessoa, crente em um deus misericordioso e bom, explicar-me-ai a existência das vespas, elas colocam seus ovos em ninhos de outros insetos, assim, quando seus filhotes nascerem terão o que comer. Outra coisa muito me instiga por ser, do nosso modo de ver, demasiado cruel, as vespas, para se alimentarem, aferroam várias partes do sistema nervoso de suas presas, porque assim elas as paralisam, mas não as matam, o que garante que sua presa esteja fresca e viva; a parte mais cruel é que a presa está consciente e sente ser lentamente devorada, mas não pode mover um único músculo.

Ao pensar nisso eu me pergunto como que as pessoas crentes num deus veem essa situação, será que elas a enxergam da mesma forma cruel que eu vejo? Mas, querendo ou não, essa é a forma como as coisas acontecem, pois é assim que a natureza age, e assim foi revelado por Darwin a um século e meio.

A evolução pela Seleção Natural nada mais é do que um conjunto de mecanismos que exclui, de maneiras muitas vezes brutais, aqueles que possuem menos condições de sobreviver. O grande "ás na manga" da Seleção Natural é que ela não espera o meio ambiente mudar, as variações acompanham os seres vivos durante todas as épocas e todas as gerações, como se fossem uma medida de segurança, uma apólice de seguro contra incidentes, caso algum dia o meio mude sua estabilidade. Algumas pessoas, por exemplo, possuem genes que lhes conferem resistência ao frio e outras ao calor excessivo, mesmo que elas não façam ideia de que possuem essa resistência, elas as possuem, assim se algum dia o mundo se tornar mais quente ou mais frio, essas pessoas vão sobreviver.

A evolução pela Seleção Natural darwiniana, se olharmos de outra perspectiva, pode nos ser muito confortante; se pensarmos bem, nós aqui estamos porque nenhum de nossos ancestrais falhou em copular, ou envelhecer; somos o resultado de uma corrente de 3,5 bilhões de anos que nunca foi rompida. E é isso que faz os peixes nadarem tão bem, os pássaros voarem tão bem, nós pensarmos tão bem. O mais engraçado é que esse mesmo mecanismo criou o nosso pensar, que hoje reflete sobre o mecanismo que o gerou, fascinante, não acha?

Acho que me estendi muito, perdão por minha pessoa ser um entusiasta darwinista, mas eu não posso evitar de exaltar o nome que nos mostrou o mecanismo natural dos fatos.

postado por: Dread


Nenhum comentário:

Postar um comentário